Muros e pontes no caminho de pedras

ANTÓNIO BAGÃO FELIX  VOZ DA VERDADE  23.10.16


Todos os dias há pedras no caminho. Das pessoas. Das comunidades. Dos países. Do Mundo. A globalização económica – com aspectos meritórios – não as limitou tanto quanto seria necessário. Como disse João Paulo II, será preciso associá-la à “globalização da solidariedade”.
E o que se tem feito, no Mundo, com as pedras? Mais pontes ou mais muros? Parte da resposta deu-a Bento XVI na Encíclica “Caritas in Veritate”: “a sociedade cada vez mais globalizada torna-nos (mais) vizinhos, mas não nos faz (mais) irmãos”.
São necessárias pontes, muitas pontes. Para um desenvolvimento pleno, autêntico, libertador, pluridimensional. Um desenvolvimento associado à ética e à responsabilidade. Aos direitos e aos deveres. À justiça distributiva e não apenas à justiça comutativa. À afirmação do princípio da subsidiariedade para “governar a globalização”. À necessidade de suplantar a hegemonia da ideologia tecnocrática. Ao “ser mais e melhor” e não apenas “ao incremento do ter”. À sustentabilidade social, demográfica e geracional que erradique a primazia da lógica estrita do curto-prazo.
Já o Papa Francisco denunciou a “cultura do descarte”, e a nova idolatria do dinheiro, “que governa em vez de servir”. Disse, ainda, que a crise que atravessamos tem na sua génese uma explicação antropológica profunda: a da negação da primazia do ser humano e a insuficiente (e deficiente) tutela do bem comum. “Instaura-se uma nova tirania invisível, às vezes virtual, que impõe, de forma unilateral e implacável, as suas leis e as suas regras”, escreveu numa sua Exortação Apostólica.
O “muro da vergonha” (Berlim) caiu em 1989, mas não desapareceu a vergonha dos muros. Foi, sem dúvida, um momento de genuína expectativa, uma enorme oportunidade para construir pontes. Edificaram-se algumas, abriram-se novas oportunidades, mas foram mais os muros que mais se ergueram ou se fortaleceram. Há ainda muros (só falando dos físicos) entre as duas Coreias, entre partes da Índia e do Paquistão e do Bangladesh, num terço da fronteira entre os EUA e o México, entre a Geórgia e a Ossétia do Sul, Marrocos e Saara Ocidental, Ceuta e Melilla, Israel, Cisjordânia e Gaza, Nicósia, entre outros. A situação agravou-se agora com políticas simplistas e egoístas de rejeição de refugiados, deslocados e desesperados. Levantaram-se novas barreiras entre a Turquia e a Bulgária, Hungria e Sérvia e anunciam-se novos muros que, estranhamente, colhem muitos apoiantes.
A tudo isto, a comunidade internacional tem respondido com tibieza, divisão e incapacidade. Na União Europeia, assistimos a puros jogos de palavras, ditas e reditas, acordos de transacção de pessoas por cheques, novos egoísmos que se julgariam fora de uma chamada União, o reacender de nacionalismos que se olhavam apenas como coisas da história.
É neste complexo contexto que o nosso concidadão António Guterres vai desempenhar as funções de Secretário-Geral das Nações Unidas. Com humildade e gratidão, como ele tão bem resumiu. Cidadão do Mundo e português, Guterres é o homem certo para este tempo de globalização parcelada, insensível, fragmentária, tolhida pelo medo, e com incipiente densidade moral. Tem a experiência, o radical sentido humanista do serviço ao outro, a sageza e a genuinidade ética na concertação de esforços para a verdadeira paz e desenvolvimento.
A sua cristalina (este é o adjectivo certo face às manobras de última hora) eleição é para mim, como português, um enorme motivo de orgulho. E, enquanto católico como ele, uma jubilosa esperança.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António