Marcelo e os espanhóis

José António Saraiva | Sol | 04/04/2016 

Este tema do futuro do sistema financeiro, da ‘espanholização’ da banca portuguesa e da relação que os políticos devem ter com os bancos, ainda vai dar muito que falar.

Vejo os vários protagonistas muito confusos a este respeito.
Mesmo pessoas que percebem indiscutivelmente muito do assunto, como João Salgueiro, Eduardo Catroga, Vítor Bento ou João Duque, parecem-me um pouco perdidas.
Neste imbróglio, o mais importante não será perceber de banca mas sim conseguir ver claro.
Vamos por partes.

1. A banca deve ser do Estado ou de privados?

Depois do caso Banif, o PCP exigiu a nacionalização da banca. Ora, fê-lo sem qualquer lógica, pois o Banif já era maioritariamente público - e isso não evitou o descalabro.
Por outro lado, há quem defenda a nacionalização do Novo Banco. Mas o Estado tem dinheiro para isso?
É evidente que a banca, como qualquer outra área de negócio numa sociedade de mercado, deve ser privada. Não significa que o Estado não possa ter um banco (como a CGD). Mas sendo os outros privados, isso obriga a CGD a ser melhor gerida, visto estar em concorrência com lógicas de gestão diferentes. Se, pelo contrário, todos os bancos fossem públicos, se não houvesse concorrência privada, o laxismo instalava-se.  Mesmo assim, a CGD tem os problemas que se conhecem...

2. Os políticos devem ou não intervir na banca?


Marcelo Rebelo de Sousa acha que sim e alega em seu favor a subordinação do poder económico ao poder político. E acrescenta que a estabilidade do sistema financeiro é fundamental para o país - e, portanto, os políticos devem interessar-se pelo tema.
Tem toda a razão.
Mas Marcelo confunde duas coisas. Uma coisa é o poder político acompanhar o sistema financeiro e estabelecer regras que a banca deve respeitar; outra coisa é o poder político envolver-se diretamente nos negócios privados, género dizer: tu compras isto, aquele compra aquilo. Até porque, fazendo-o, fica refém do sucesso ou insucesso das ordens que dá. Se as coisas correrem mal, como é? O Estado responsabiliza-se pelos danos ou apenas os privados são responsáveis? E como podem estes ser responsáveis por decisões para que foram empurrados?
Vimos no tempo de José Sócrates como é perigosíssimo o Estado intervir na banca (e nos negócios em geral). A nomeação de Vara para a CGD, a transferência de Santos Ferreira e Vara para o BCP, as ordens dadas aos bancos para comprarem dívida pública, tudo isso lançou o descrédito sobre a banca portuguesa.
E não podemos dizer: a intervenção de António Costa (ou de Marcelo) foi boa porque foi no bom sentido, a de Sócrates foi má porque foi no mau sentido. As regras têm de ser iguais para todos os governos. E a regra tem de ser: o Estado define as leis, os privados respeitam-nas. É isto que significa a subordinação do poder económico ao poder político. Não significa - ao contrário do que Marcelo sugeriu - os políticos darem indicações aos privados sobre o que devem ou não devem fazer. Isso é nas repúblicas das bananas.
Alguém está a ver Belmiro de Azevedo, Soares dos Santos ou Américo Amorim a acatarem ordens do Governo para fazerem este ou aquele negócio? Aliás, já recusaram atuar em certos países exatamente por acharem que neles há interferência dos políticos na esfera económica.

3. É importante haver bancos portugueses?

Fui um dos 40 que assinaram o manifesto em defesa dos centros de decisão nacionais. Quem me convenceu foi Jardim Gonçalves, dizendo: “Emprestar dinheiro a um empresário credível como Balsemão não pode ser o mesmo que emprestá-lo a um desconhecido, por muito boas referências que apresente. É por isso importante a banca conhecer as pessoas”.
Achei o argumento razoável. Mas desde aí a globalização acelerou-se vertiginosamente. Aumentou o investimento português lá fora, aumentou o investimento estrangeiro cá dentro, houve deslocalizações de empresas, etc. E em Portugal deixou de haver dinheiro para fundar (ou capitalizar) bancos. Isso faz com que a entrada de estrangeiros seja uma inevitabilidade. Portanto, a questão não é portugueses ou estrangeiros; a questão é: estrangeiros de que nacionalidades? E aí põe-se o problema da ‘espanholização’ (que trato a seguir).
Mas, mesmo que houvesse dinheiro, em Portugal, o que tem acontecido na banca portuguesa faz qualquer um hesitar. É importante haver um BES português - para depois termos aquele desastre que se viu? É importante termos um BCP português - para depois vermos Jardim Gonçalves, Paulo Teixeira Pinto e Joe Berardo envolvidos numa guerra fratricida que deu cabo do banco? É importante haver um BPN português para depois vermos tudo acabar na Justiça? É importante haver um BPP português para depois João Rendeiro ter o fim que teve?
Considerando o que se tem visto, eu digo: neste momento, bancos geridos por estrangeiros dão mais garantias do que bancos geridos por portugueses.

4. A ‘espanholização’ é um risco?

A forma como este problema tem sido posto não faz grande sentido. Dizer que é “um perigo” termos uma maioria de bancos de nacionalidade espanhola é ridículo. Reagimos como se houvesse uma estratégia espanhola de ataque a Portugal. O perigo seria real se fosse a China - pois, aí sim, há um ‘diretório’ que leva as suas empresas e os seus bancos a agir de forma concertada no estrangeiro de modo a alcançar objetivos previamente traçados. Mas Espanha é uma democracia e os bancos espanhóis estão em concorrência uns com os outros e não têm uma estratégia comum. O La Caixa e o Santander são concorrentes, não são aliados. O La Caixa concorre tanto com o Santander como com o Lloyds. Além de que, mesmo que houvesse questões políticas envolvidas, não esqueçamos que o La Caixa é catalão, com sede em Barcelona, e o Santander tem sede em Madrid… E uns e outros nem se podem ver.
O problema que pode existir na ‘espanholização’ da banca é o risco sistémico. Ou seja, se a banca espanhola entrar em crise, Portugal apanha em cheio. Nesse aspeto, a diversificação de nacionalidades põe-nos mais ao abrigo de surpresas. Mas também não deixa de ser verdade que o avanço da União Bancária diminuirá este tipo de riscos.
Concluindo: Primeiro: a banca deve ser maioritariamente privada, até para melhorar a gestão da banca pública;
Segundo: o poder político deve regular mas não deve imiscuir-se nos negócios da banca privada, até para não ficar refém das indicações que dá;
Terceiro: o facto de os bancos estarem nas mãos de portugueses não é garantia de nada;
Quarto: a ‘espanholização’ da banca portuguesa é um perigo apenas relativo - e não tem que ver com razões políticas mas sim com eventuais crises que afetem todo o sistema financeiro espanhol.
Espero ter contribuído para pôr alguma ordem no debate destas questões, que tem sido muito confuso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António