O ensino das ciências

RR on-line, 17-06-2009

Henrique Leitão

O Professor Henrique Leitão, doutorado em Física pela Universidade de Lisboa, fala sobre a importância da ciência e do seu ensino, quatro séculos depois das descobertas de Galileu.

Neste Ano Internacional da Astronomia, em que se comemoram os 400 anos das observações telescópicas de Galileu, feitas em Pádua a partir de 1609, talvez venha a propósito recordar como a ciência nasce sempre de um espanto, por uma realidade que se reconhece como estando diante de nós.

A Astronomia foi sempre uma rainha entre as ciências, porque este espanto toma uma forma particularmente dramática visível para todos. Basta sair à rua e contemplar o céu estrelado para em frente dos nossos olhos se ver um dos mais majestosos espectáculos.

Qualquer ensino das ciências, antes de ser um ensino de certas técnicas ou de certos métodos, é um ensino do olhar, uma educação do ver. É também um experiência de humildade, porque a natureza que se descobre, quando se olha com cuidado, solicita de nós uma resposta. Descobrimo-nos observadores de coisas que estão fora de nós e já lá estavam antes de nós.

A educação das ciências é a introdução neste espanto e no fascínio de uma realidade que se pode compreender.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António