Conferência da Ala Nun'Álvares sobre Empreendorismo e Poder Local - "O que oferecem aos portugueses as cidades do interior do país?"

A ALA NUN'ALVARES PEREIRA


Vem convidá-lo/a para a sua próxima conferência no dia 16 de Abril (quinta-feira), pelas 21h15, no Palácio da Independência. *

No seguimento das conferências que temos realizado, de formação política, económica e social, optámos, desta vez, por ir ao encontro do Portugal mais profundo. Aqui, a população, se por um lado usufrui de características ímpares, como a paisagem, a tranquilidade e a segurança – factores associados a uma qualidade de vida elevada, por outro lado confronta-se com a escassez de oportunidades de trabalho e de criação de riqueza, em comparação com as grandes cidades, o que continua a ser determinante no êxodo da população.

Para conhecer melhor esta realidade, convidámos o Presidente da Câmara Municipal de Penela, Senhor Eng. Paulo Júlio, e o Presidente da Câmara Municipal de Moura, Senhor Dr. José Maria Pós de Mina.

O Dr. José Maria Pós-de-Mina, licenciado em Gestão Financeira pela Universidade do Algarve, tem exercido ao longo da sua carreira profissional funções de gestão, sendo empresário desde 1977. Em 1998, tornou-se Presidente da Câmara de Moura, onde tem desenvolvido, entre outros, projectos na área das energias renováveis. Por este facto, foi reconhecido, pelo portal norte-americano OneWorld, como uma das 10 personalidades de 2008.

O Eng. Paulo Júlio, licenciado e mestre em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Coimbra, iniciou a sua vida profissional no sector privado, onde desempenhou funções de alta direcção. Em 2005 foi eleito Presidente da Câmara de Penela. Recebeu em 2008 o prémio de Autarca Empreendedor do Ano, no âmbito do 8º Venture Capital IT.

A partir da experiência autárquica e da reflexão que os oradores têm realizado, iremos saber as suas propostas para inverter o despovoamento do interior do nosso país. Pela sua elevada importância, serão analisados os vectores fundamentais na atracção e no desenvolvimento de recursos num determinado município.

Pensamos que será mais uma conferência com muito interesse e participação, que nos levará a conhecer mais de perto os organismos de poder e decisão locais.

Recordamos que a entrada é livre.

* - O Palácio da Independência, localiza-se no Largo de S. Domingos, 11, na esquina da Praça dos Restauradores com a Rua das Portas de Santo Antão. Será possível estacionar no local, de acordo com a capacidade do parque e a hora de chegada.


A ALA NUN'ALVARES PEREIRA…

…foi formada em 2007 por um grupo de jovens profissionais com o objectivo de desenvolver a sua participação na sociedade, nomeadamente na formação política, económica e social.

Pretende ser um motor de discussão de temas da actualidade, relevantes para Portugal e para a sociedade, através das conferências que promove.

Tem por patrono D. Nuno Álvares Pereira, cujo modelo nos inspira as virtudes do patriotismo, da fidelidade e do serviço desinteressado ao bem comum.

A orientação da Ala, na formação e na intervenção, irá no sentido das virtudes apontadas ao nosso patrono, adaptadas aos dias de hoje, sem no entanto descurarmos outras tendências ou opiniões circundantes, sobretudo as que sejam fruto de rigor e honestidade intelectuais.

A Ala Nun'Álvares procurará pois formar-se permanentemente, na pessoa dos seus membros e simpatizantes, de forma a influir correcta e eficazmente no quotidiano do país.

Membros Residentes:

Bernardo Caldeira Pessanha

João Ribeiro Lima

José Maria de Castro Pereira Coutinho

Luís Castro Henriques

Nuno Saraiva de Ponte

http://ala-nunalvares.blogspot.com/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António