CTT apresentam livro sobre a história mundial dos Jesuítas


Agência Ecclesia
 



Obra assinada por Carlos Fiolhais e José Eduardo Franco

Lisboa, 09 mai 2016 (Ecclesia) - Os CTT acabam de lançar novo livro sobre a história mundial da Companhia de Jesus, ‘Jesuítas, Construtores da Globalização’, obra assinada pelos investigadores Carlos Fiolhais e José Eduardo Franco.
O volume dedica “atenção particular à história da globalização portuguesa, pouco mais de duzentos anos após a Restauração da Companhia de Jesus, decretada pelo papa Pio VII em 1814”, explica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A edição apresenta os principais momentos da história da Companhia de Jesus, criada em Paris em 1534 pelo basco Inácio de Loiola (1491-1556) e aprovada pelo papa Paulo III em 1540.
“Tendo surgido logo após as primeiras grandes viagens dos Descobrimentos e com a globalização que estas viagens permitiram, os Jesuítas contribuíram com as suas sistemáticas recolhas para a grande revolução do conhecimento”, acrescenta a nota de imprensa.
Na introdução ao livro, Carlos Fiolhais e José Eduardo Franco escrevem que a imagem “construída” sobre os jesuítas em Portugal “fez deles, em certos momentos, meios de explicação do atraso do país depois dos Descobrimentos”.
“Até ao dealbar do século XX, enquanto não se apostou num conhecimento desapaixonado dos Jesuítas, revelou-se muito difícil encontrar análises equilibradas a respeito do seu papel na história dos últimos quinhentos anos”, advertem os investigadores.
Lançado no mês de maio, o livro tem uma tiragem de 4000 exemplares e contém quatro selos e um bloco da emissão filatélica de 2016 ‘Jesuítas, Construtores da Globalização’.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António