O povo vive do empenho de cada um


O povo opõe-se à massa: vive da liberdade e da consciência de cada um
Papa Pio XII 
Rádio Mensagem de Natal de 1944 "Sobre a democracia" - O 6.º Natal de guerra

Veio-me à memória o lema do Povo - esta belíssima definição de Pio XII nos tempos difíceis após seis anos de guerra - ao receber este SMS de um amigo: 
Carissimo amigo, tenho andado para lhe perguntar se este ano há algum projeto de candidatura ao Orçamento Participativo bom para se votar, ou que nos sugira? Obrigado! Abraço VC
Digo isto porque sem esta preocupação do meu amigo Vítor em procurar um critério para votar no Orçamento Participativo - uma tensão individual - não me teria lembrado de sequer olhar para as propostas concorrentes. 
Outro amigo, o Miguel, com quem falei sobre o assunto, provavelmente desinquietado por mim, que fui desinquietado pelo Vítor, sugeriu-me ontem uma boa proposta para se votar.
Obrigado a ambos por me tornarem presente esta realidade colectiva que é um Povo em que cada um no pleno exercício da sua liberdade, procura a comunhão. 
É minha vez de vos desinquietar a cada um de vós: 
Encontram aqui duas propostas em que me parece útil e interessante votar:
  1. Obras de beneficiação do largo do exterior da Igreja de Santo António - aquisição de um queimador de velas
  2. À descoberta da Tapada da Ajuda - sendo o lugar que eu descobri há mais de 40 anos e onde trabalho desde então, gostaria que os meus amigos também o descobrissem.
Modo de participar e todas as informações aqui
Um abraço amigo do Pedro Aguiar Pinto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António