Crowd ou Povo?

Na minha mensagem de ontem É uma questão de Povo convidava o Povo a apoiar a iniciativa de crowdfunding de apoio ao povo grego. Daí o título. Do Povo para o povo grego. Do povo europeu para o povo grego. Desde então a iniciativa foi referida em todo o lado. Aqui Britânico quis ajudar os "primos gregos" e lançou ... no Público, no Diário de Notícias, no Observador, na diário Económico. As reacções foram diversas!
Muitos apoiaram e muitos acharam desadequado por inúmeras razões. Desde o "Era o que faltava apoiar o Syriza" até "eles não merecem".
Quem gostou deste apelo ao crowdfunding foram os meus amigos de esquerda. Mas como podem ver nos artigos que escolho para procurar perceber o que lá se passa não sou partidário das atitudes ou das políticas de quem hoje governa (ou desgoverna) a Grécia.
A mim pareceu-me que a iniciativa visava mais longe. De facto, hoje é possível que o povo tome em suas mãos uma parte importante do seu destino. Basta querer!
Neste caso, é como se disséssemos: "já que os governantes não conseguem resolver este assunto, vamos todos, cada um e todos, ajudar a resolvê-lo. Não o vamos resolver! Mas vamos ganhar algum tempo e dar um sinal de que estamos comprometidos com o projecto europeu onde a Grécia faz falta. E vamos usar um meio que a tecnologia põe à nossa disposição para afirmarmos que também queremos ser parte da solução."
De outro modo, é o que também aconteceu com a recolha fulminante de assinaturas para a Iniciativa Legislativa de Cidadãos que no próximo dia 3 será discutida na Assembleia da República. Leiam aqui o excelente artigo do José Maria Duque.
Quanto ao Greek Bailout Fund com toda a controvérsia gerada, já recolheu (às 11:10 de hoje) 738 511 € provenientes da contribuição de 43690 pessoas. Ainda estamos longe de chegar ao objectivo de 1 600 000 000 euros, mas o sucesso tem sido muito acima do esperado a tal ponto que ontem o site não foi capaz de corresponder a tanto tráfego e foi desligado durante várias horas A campanha de crowdfunding "Greek bailout fund" pa….
O lema do Povo é uma frase do papa Pio XII de há muitos anos atrás: "O povo opõe-se á massa: vive da liberdade e da consciência de cada um". Por isso, renovo a proposta que ontem fiz: "Não quer ajudar também a pagar esta prestação da dívida grega. De povo para povo?" O dinheiro doado só será efectivamente cobrado se o objectivo for atingido. Eu contribui. Aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António