Francisco Xavier

2014.12.03
Vi agora o seu mail sobre S. Francisco Xavier e lembrei-me de um episódio recente que me apetece partilhar consigo.
Estou no médio oriente a trabalhar para uma empresa japonesa. 
Quando me apresento como português, vários me dizem "Eu conheço um português famoso". Da primeira vez fiquei à espera de um Cristiano Ronaldo ou Mourinho, como é frequente neste tipo de conversa de circunstância. Mas não, Estes engenheiros conhecem é o Francisco Xavier. De inicio nem percebi, talvez fosse da pronuncia ou do inesperado ou de ambos. 
Mas é mesmo. O Francisco Xavier (pelo que percebi sem o título de Santo) é uma personagem importante da história do Japão e é ensinado como tal em todas as escolas. E é Português.
Dizem-me eles que se eu conhecer algum Japonês que não saiba quem é Francisco Xavier, é porque deve ser coreano ou chines, mas não é japonês. 
Abraço,
Nuno Ventura

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António