A Igreja no Mundo e o Mundo na Igreja

Sofia Guedes, 2014.12.03

Estou no Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos  Vim visitar uma amiga americana, neta da famosa índia "Pacahontas", que é secretaria da Conferência Episcopal dos países Árabes. Conhecemo-nos no encontro promovido pelo Vaticano, "Evangelli Gaudium" no passado mês de Setembro no Vaticano, que contou com a presença do Papa Francisco. Foi claramente o Espírito Santo que nos fez sentar lado a lado, entre as 2 mil pessoas que participaram. Foi a chamada amizade à primeira vista.
Descobrimos que tínhamos muita coisa em comum, e após 3 dias de intensa reflexão sobre como podemos dar a conhecer este Jesus a tantos e tantos que não o conhecem, veio à conversa o Presépio na Cidade, como uma pequena forma de o fazer. Expliquei-lhe o que fazíamos, como fazíamos e porque fazíamos. Ficou entusiamadíssima e desafiou-me a vir apresentá-lo aqui em Abu Dabi. Foram 3 dias de amizade que pareceram sempre ter havido entre nós!
Entretanto fomos mantendo contacto via email! surgiu a oportunidade e meti-me num avião e aqui estou. Depois de 10 h de viagem, muito cansativa, e com uma decalage de 4h de diferença, cheguei e logo fui assistir à missa. Milhares e milhares de pessoas, de jovens, de famílias, de catequistas, de padres....nunca tinha visto!!! Uma organização, um respeito, um clima profundamente espiritual. Missas no interior da igreja, missas no exterior nos pátios, "non stop" !
Uma comunidade internacional, feita sobretudo de católicos indianos, paquistaneses, filipinos, mas também ingleses, americanos, espanhóis, etc. Todos trabalham em conjunto, organizados, amigos! Receberam-me como mais uma! E deram-me um lugar mesmo à frente, para poder ver tudo! Estou a ser tratada como uma princesa! 
Á noite, a minha amiga Kate, deu um jantar de "Thanks giving" em casa e tive a sensação de que lá estava o mundo! Todas as raças e culturas em convívio, em franca amizade. Ninguém tem vergonha de rezar ou de falar para todos e com todos! Há espaço, comida e bebida que chegue, verdadeiro clima de festa!
E o presépio! Toda a gente gostou tanto! Trouxe muitos exemplares feitos por mãos portuguesas, por pessoas que me dizem tantas vezes, que fazer estes presépios é rezar com as mãos! Que bonito. É assim aqui fica também um bocadinho de Portugal.
O mais bonito disto é confirmar que o Amor a Deus e aos homens está entre todos, mesmo nos que não vivem a fé como nós, e prova disso foi o que disse o príncipe Sheik Nahayan la Nahayan , quando foi inaugurada a grande igreja de Sta. Teresa: "this is a testimony of our acceptance and your resilience!" (este é o testemunho da nossa aceitação e da vossa resiliência"). Sabemos que aceitar é muito mais do que tolerar!
Assim se passou o primeiro de três dias que aqui vou estar, mas podem imaginar como foi rico, humano e universal. Senti-me Igreja no mundo e vi o mundo na Igreja.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António