Ó Portugal, volta para trás

Helena Matos
OBSERVADOR | 2/11/2014, 7:39

Mas o tempo não volta para trás. Apresentar isso como possível é manifestamente vender ilusões. Na vida estas pagam-se caro. Em política o custo é diluído por todos. Chama-se decadência.

O PS está a beira de cometer um erro que nos pode custar muito caro a todos, socialistas ou não: longe de querer governar o país no ano de 2015, o PS quer voltar ao passado. Quer voltar ao tempo em que foi feliz. E quando foi isso?
Vieira da Silva e Ferro Rodrigues no parlamento e Santos Silva na entrevista que aqui, no Observador, deu a Maria João Avillez desenham esse Camelot algures antes do chumbo do PEC IV. Nada falta nesse retrato imaginário: um país que por si mesmo não tinha crise alguma sendo sim vítima da crise internacional; um pedido de ajuda externa negociado e celebrado pela oposição; um país em que investimento público e crescimento económico eram sinónimos…
Enfim, toda esta recreação do passado não passaria de um argumentário para a próxima campanha eleitoral caso o PS ao lado dessas imagens susceptíveis de arrebatar as bases explicasse o que quer fazer em 2015 se for governo. E é aí que está o busílis da questão: até agora o que temos como propostas claras por parte do PS são invariavelmente reposições: reposição das pensões; reposição integral dos salários na função pública; reabertura de serviços entretanto fechados…
Ora governar não é voltar ao passado. É estar atento ao presente. A não ser, claro, que não se seja um partido de governo mas sim um lobby organizado sob a forma de grupo etnográfico como é o PCP. Para esse efeito e para aquele eleitorado serve na perfeição. Mas para governar não. Do imaginário do PCP faz parte a ideia de que os trabalhadores estão sempre a perder direitos e rendimentos face a um tempo que ao certo não se sabe bem quando foi mas que de algum modo corresponderá aos governos de Vasco Gonçalves. (Na verdade Vasco Gonçalves foi o primeiro chefe de governo do pós 25 de Abril a sublinhar reiteradamente a necessidade de vivermos em austeridade). O tempo daquilo a que o PCP chamava conquistas e que numa tentativa de congelar o tempo foram constitucionalmente consagradas como irreversíveis.
Mas o PS não é o PCP. E aquilo que estamos a ver no PS é a sua adesão ao discurso das "conquistas irreversíveis". Fazer dos direitos adquiridos, como é o caso da reposição das pensões, ou das 35 horas na função pública, as novas conquistas irreversíveis só vai agravar o momento em que o PS constatar que o tempo nem nas canções volta para trás e que a realidade está inflexível à sua espera. O problema é que o PS não viverá esse momento sozinho. Vamos vivê-lo todos nós. Porque, goste-se ou não, o PS é o principal partido português.
Não interessa que o PSD de vez em quando ganhe eleições. O que interessa é que não é apenas o jacobinismo do PS que explica que este se considere naturalmente poder: a linguagem, o imaginário e a narrativa do regime são socialistas. E o socialismo está a deixar de ser uma ideologia que dizia como se podia construir o futuro para se transformar num corpus reaccionário que nos promete voltar ao passado. A não ser claro que se arrisque: a actuação governativa de Renzi que tanto enerva a esquerda, ou a discussão sobre o termo socialista proposta por Valls, não surgem por acaso. São o resultado do dilema sobre o futuro do socialismo. Em Portugal, o passado parece ser por agora o futuro do PS. E esse é um enorme problema. Um dos nossos enormes problemas.
A única área em que se percebe uma linha clara para o PS é na relação com os outros partidos. E essa linha passa à esquerda, como bem explica Santos Silva no Observador, pela absorção pelos socialistas da miríade de movimentos, grupos e sensibilidades, miríade essa que em boa verdade vive à espera desse momento em que o PS a catapulte para a área do poder. Aliás a forma mais rápida e melhor sucedida de entrar na política em Portugal é animar um movimento na área das esquerdas e das esquerdas das esquerdas, em seguida criticar o PS mas declarar disponibilidade para pensar a esquerda com ele. Os socialistas nunca resistem a este bric a brac esquerdista e tudo indica que o comprarão por bom preço nos próximos tempos.
Já para a área à sua direita o PS aposta no passado como o único espaço possível para o diálogo. Santos Silva refere, na entrevista a Maria João Avillez, como possíveis interlocutores de um governo PS o sector cavaquista do PSD a par de um CDS que na sua opinião tenha regressado à democracia-cristã. O PS não quer apenas governar como se o país estivesse algures em 2009 ou 2008. O PS quer que o PSD e o CDS regressem também eles ao passado, mas a um passado ainda mais remoto e é a esse passado que os socialistas vão buscar as personalidades como Bagão Félix ou Silva Peneda que definem como possíveis interlocutores.
Modular as lideranças do CDS e do PSD não chega ao PS. É preciso que estas cumpram o seu papel de oposição qb para que o PS reine. Ou seja que aceitem a vigência do socialismo como a língua oficial do regime. O passado como tempo não da História mas sim do possível é aquilo a que se agarram os socialistas.
Mas o tempo não volta para trás. Apresentar isso como possível é manifestamente vender ilusões. Na vida estas pagam-se caro. Em política o custo é diluído por todos. Chama-se decadência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António